Dando continuidade ao ciclo de visita aos concelhos do país, o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, esteve de visita no concelho de São Salvador do Mundo ontem, 05 de abril, para conhecer “in loco” as infraestruturas desportivas existentes e os projetos daquele município.
Durante a sua visita o Ministro constatou que São Salvador do Mundo é um exemplo daquilo que é a “desigualdade de acesso” em termos de infraestruturas desportivas em Cabo Verde, sendo um dos quatro municípios do país que não tem um campo de futebol relvado.
Diante desta situação, o ministro prometeu mais engajamento por parte do Executivo para levar mais infraestruturas a este município e assim criar uma rede de equipamentos desportivos, permitindo deste modo a criação, posteriormente, de um programa nacional de atividade física.
“A Região do Santiago Norte principalmente em São Salvador do Mundo, tem os piores indicadores em termos do Desporto. A maioria dos jovens e mulheres não tem acesso às infraestruturas desportivas. Em todo o Município existe apenas uma Infraestrutura Desportiva aqui em Achada Igreja, isto quer dizer, que a maioria das comunidades e os jovens não tem acesso às infraestruturas. Por isso, que o grande desafio aqui no Município é iniciar um processo de infraestruturação desportiva do Município em parceria com a Câmara Municipal.
Segundo o Titular da pasta do Desporto, o compromisso do Governo com o Município de São Salvador do Mundo em relvar o Campo de Achada Leitão mantém-se.
“É um campo de terra batida e em um primeiro momento vamos relvá-lo e depois também junto com a Câmara Municipal vamos construir um programa concilio de atividade física que passa por formação dos monitores pra podermos colocar nas comunidades e dar conteúdos às placas desportivas que o Município tem em mente construir em parceria com o Govern.
De acordo com Freire trata-se de uma forma de satisfazer as reivindicações feitas pelos agentes desportivos do concelho lembrando que deve ficar claro que o papel do Governo é levar o desporto a todos; organizar o desporto de forma que seja uma atividade que possa ser fator de integração e ascensão social dos jovens, mas também de melhoria de qualidade de saúde do Cidadão e da promoção do desporto.
Relativamente ao desporto federado e competitivo, Ministro avança que os níveis de financiamento e organização dependem muito daquilo que é a capacidade organizativa das federações e também do envolvimento das empresas, mas que o Governo está bem interessado em ajudar construir um desporto com mais qualidade na região do Santiago Norte.