Notícias

Governo tem como meta reduzir consideravelmente a fatura energética e garantir uma cobertura a 100% de energia e água

O Ministro das Finanças, Olavo Correia, apontou que o Governo de Cabo Verde estabeleceu como compromissos ambiciosos, no tocante à energia, reduzir consideravelmente a fatura energética e garantir uma cobertura a 100% de energia e água, em todo o território nacional.

Olavo Correia, falava aquando do encerramento da conferencia “Contribuição da Caboeólica na prossecução dos Objetivos de Cabo Verde para as Energias Renováveis”, realizada em celebração ao 5º aniversário da empresa, que aconteceu este final de semana, na cidade da Praia.

Na ocasião, referiu que o fato de Cabo Verde ser um país emergente, serão vários “os processos em transição, nomeadamente a nível energético”. Nesse aspeto, disse que a Caboéolica pode dar um contributo importante a Cabo Verde.

Enfatizou ainda que a Caboeólica tem feito um importante progresso ao nível da sua produção. “Isto tem permitido uma penetração da energia eólica em Cabo Verde muito interessante, o que coloca o nosso país numa posição cimeira em África”, congratulou.

“Esta empresa está alinhada com os objetivos do Governo. Tanto em matéria energética, preservação ambiental, como na promoção da inovação” reforçou o Ministro para logo depois parabenizar a Caboélica pelo quinto aniversário. Aproveitou igualmente para destacar os vários prémios internacionais que a empresa tem conquistado.

A Caboeólica representa a primeira parceria público-privada de grande escala no setor da energia eólica em Cabo Verde, mas também na África Subsariana. É muito importante que isto tenha acontecido no nosso país”, enfatizou o Ministro das Finanças, realçando que se trata de um projeto inovador, “não só porque trabalha no setor das energias renováveis, mas também porque o modelo de negócio que foi concebido é desafiante”. Daí este Governante ter defendido que a Caboeólica é um exemplo para os demais promotores cabo-verdianos e outros que querem investir em Cabo Verde.

O titular das Finanças sublinhou que a energia é essencial para o futuro de Cabo Verde, “quer na sua perspetiva ambiental como dos custos”. Pelo que lembrou que “a forma como formos capazes de estruturar um programa energético para o país, poderá determinar o nosso futuro em diversas matérias: quanto à qualidade de vida, bem como no tocante à competitividade das empresas nos mais diversos domínios. Sobretudo, nas áreas que são fundamentais em relação ao futuro do país, como o turismo”, afiançou.

“O contributo da Caboélocia tem sido e terá que ser cada vez mais importante na construção de um futuro melhor para todos”, concluiu o Ministro das Finanças, Olavo Correia.