No âmbito da elaboração do Plano Estratégico da Saúde dos Idosos – 2017/2021 (PESI), a Direção Nacional de Saúde através do Programa de Saúde do Idoso, realizou no passado dia 31 de março, na sala de reuniões do Ministério da Saúde e da Segurança Social, uma conferência subordinado ao tema “Cuidados Integrados na Saúde dos Idosos – novo paradigma na prestação de cuidados”, tendo como conferencistaa consultora Internacional/Brasileira Dra. Karla Giacomin, Médica Geriatra, Mestre em Saúde Pública e Doutorada em Ciências da Saúde.
Ainda, enquadrado na elaboração do plano de 20 a 31 de março em Cabo Verde a consultora Dra. Karla Giacomin, e esteve a apoiar a Direção Nacional de Saúde na elaboração do PESI, período no qual realizou uma serie de visitas no terreno para análise da atual situação.
Segundo Karla Giacomin, trata- se de um primeiro desafio “fazer o diagnóstico da realidade, construir informações fidedignas sobre a realidade dos idosos em cabo verde, a partir destes pontos trabalhar com os paceiros”.
A coordenadora do Programa da Saúde do Idoso, Dra. Natalina Silva, explica que segundo os dados do INE de 2015, “verifica-se que 60% da população está na idade compreendida de 35 a 64 anos, e desses 17% está com 65 anos, o que mostra que o país está com 7% da população idosa”. A Dra. Natalina Silva destacou que com o plano o país estará melhor preparado para responder a este desafio, avalia também a necessidade de apostar na prevenção e promoção “para se ter uma sociedade com envelhecimento digno e saudável”.
De realçar, que esta iniciativa conta com a parceria da Organização Mundial de Saúde, a mesma esteve representada na conferencia pela Administradora Nacional para a Promoção da Saúde, Dra. Edith Pereira.
Participaram ainda na conferencia colaboradores e dirigentes do Ministério da Saúde e da Segurança Social, representantes da Organização Mundial da Saúde, representantes de vários parceiros nomeadamente, da câmara municipal, das igrejas, das associações e das universidades.