Cumprindo as orientações do Governo, através do Ministério da Economia e Emprego, a empresa pública de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) entregou no dia 21 de março à Agência de Aviação Civil (AAC) toda a documentação para a implementação do sistema de navegação global por satélite (GNSS), nos aeroportos internacionais Cesária Évora, em São Vicente e Aristides Pereira, na Boa Vista, estando neste momento a AAC a analisar o dossiê com vista à sua aprovação.
Com a autorização da Agência de Aviação Civil, a ASA estará em condições de apresentar as novas cartas de aproximação aos aeroportos de São Vicente e da Boa Vista, as quais serão publicadas no AIP de Cabo Verde (Aeronautical Information Publication) que é a publicação oficial onde estão todas as cartas e informações aeronáuticas de Cabo Verde.
Recorde-se que o GNSS é um sistema de navegação por satélite (“sat-nav”) que estabelece a posição geo-espacial autónoma através do uso de satélites e que garante a fiabilidade da posição do avião. Fornece dados de posicionamento aos aviões, facilitando aproximações, aterragens e descolagens em tempo útil, sobretudo em condições adversas, como no caso de bruma seca que normalmente costuma assolar o arquipélago em certos períodos do ano.
Esta é uma solução de tecnologia mais avançada e a implementação deste sistema não exige uma infra-estrutura física, nem manutenção, sendo apenas necessários as cartas aeronáuticas e formação dos operacionais de controle de tráfego aéreo.
De referir que a ASA teve a colaboração indispensável de um dos maiores operadores de transportes aéreos em Cabo Verde para a operacionalizar o GNSS.