O Ministério da Agricultura e Ambiente, promove amanhã, 23 de março, pelas 08:30, nna Cidade da Praia, o Atelier de lançamento do programa de estabelecimento das metas da Neutralidade em termos de Degradação das Terras (NDT). O ato de abertura será presidido pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
Durante o referido atelier serão apresentados temas como a Degradação das terras em Cabo Verde: causas, consequências, tendências e medidas de controle; Avaliação indicadores por defeito, bem como a apresentação do Processo de definição das metas para atingir.
A degradação das terras provoca grandes perdas económicas, enquanto que o investimento para alcançar a NDT, cria muitos benefícios económicos e sociais, incluindo a criação do emprego e a redução da pobreza. A NDT é um acelerador em termos de realização dos ODSs (Objetivos do desenvolvimento sustentável) e, por conseguinte, o investimento no contexto da NDT contribui significativamente para a conquista de vários ODSs.
Por outro lado, a ação de NDT, abrange vários sectores-chaves e políticas sectoriais, incluindo a agricultura, a florestal e o meio ambiente. A decisão dos países em prosseguir o objetivo de neutralidade em termos da degradação das terras pode promover a coerência a nível das políticas, priorizar iniciativas terrestres em benefício do clima e aproveitar novas oportunidades de financiamento.