Notícias

Situação sanitária de São Vicente em análise

A Situação sanitária de São Vicente esteve em análise num encontro realizado durante dois dias, pelos técnicos da comissão municipal de saúde e profissionais de saúde da ilha. O evento teve como intuído debater perspetivas futuras para a melhoria dos cuidados de saúde na ilha de Monte Cara.

Situação_Sanitáia_em_SV.jpg

A cerimónia da abertura do referido encontro, presidida Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, contou com a presença de dirigentes do MSSS, da comissão municipal de saúde e de profissionais de saúde desta ilha.

Na sua intervenção, Arlindo do Rosário afirma ser esta uma oportunidade para se analisar a atual qualidade de prestação dos cuidados de saúde, no setor público, incluindo os cuidados primários e hospitalares, bem como no setor privado.

Admitiu, no entanto, que é necessário discutir possíveis estratégias de intervenção que se afigurem mais territorialmente integradas, eficientes e equitativas.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, elencou um conjunto de iniciativas dessa edilidade na área da saúde, direcionadas a ajudar o Ministério da Saúde, nomeadamente a abertura do centro de acolhimento de doentes mentais e a rede social de saúde de apoio aos idosos, entre outros.

Elísio Silva, delegado de saúde de São Vicente, acredita que este encontro chegou em momento oportuno, no sentido de debater questões que colocam as pessoas em primeiro lugar, com o foco na saúde, solidariedade e inclusão social, visando uma cobertura universal.

Durante a cerimónia de abertura do referido encontro, procedeu-se à assinatura de um acordo tripartidário de cedência de terrenos. A empresa Fonseca e Santos deu à Câmara Municipal de São Vicente dois terrenos e este, por sua vez, cedeu esses terrenos ao Ministério da Saúde e da Segurança Social para alargamento do Hospital Baptista de Sousa, mais concretamente para a concretização do master plan do hospital.