Notícias

MCIC promove Micadinaia Fest – Reabertura do Centro Cultural do Mindelo

A Micadinaia Fest – Reabertura do Centro Cultural do Mindelo terá lugar no dia 21 de março, em São Vicente e contará com a presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.

 A Micadinaia Fest está enquadrada na nova visão programática do Centro Cultural do Mindelo (CCM) e no mês de março, dedicado às Palavras, Formas e Sons. Propomos uma abordagem/instalação assente nas três portas frontais do Centro e assim rasgar as três existências, Passado, Presente e Futuro. Franquear a grande relação que se quer com o mundo.

Para a festa de reabertura do CCM, sob a nova visão, são construídas três caixas que nos reportam à memória deste antigo armazém Real, onde foi registada a primeira revolta popular dos famintos desta ilha, tarjado no poema de Gabriel Mariano, Capitão Ambrósio.

Esta instalação é também um convite aos seus protagonistas, criança, jovem e sénior para uma viagem inaugural e uma metáfora implícita às três grandes áreas de atuação: música, dança e teatro. É desta forma que pensamos invadir este espaço, agora com um novo olhar contemporâneo, uma nova bandeira: A cultura como necessidade básica.

NOVA VISÃO

Localizado num local histórico e de fruição artística por excelência, com a Baía do Porto Grande em frente e a Avenida Marginal a fechar o anel dourado da mesma baía, O Centro Cultural do Mindelo é considerado a “Sala de Visita” da cidade. Um local com memória e aberto para novas propostas do advir. É um projeto a pensar no crescimento das dinâmicas dos espaços culturais na ilha e ao mesmo tempo enquadrado numa nova política cultural. Com uma direção artística e uma programação versadas para as Artes Performativas, visa alavancar e conectar o Centro e a ilha com o universo criativo, com o nível de qualidade que atualmente prolifera pelas cidades do mundo.