O Governo pretende realizar uma auditoria à Câmara Municipal dos Órgãos, no sentido de apurar a real situação financeira da autarquia, e depois, concretizar o Saneamento Financeiro.
Trata-se de uma intervenção excecional, prevista na lei, que consiste em ajustar as finanças da Câmara Municipal e permitir o seu funcionamento normal.
“A situação justifica e vai permitir que o município tenha condições de funcionamento e possa exercer as suas competências. Temos conhecimento que a Câmara enfrenta sérios problemas financeiros herdados, que não lhe dá condições de desempenhar a sua função municipal e de delinear as políticas necessárias para o desenvolvimento que se quer para o município”, notou o Primeiro-ministro.
Nos próximos dias, a auditoria confirmará a real situação financeira e indicará as pistas para o necessário Saneamento Financeiro.
Durante a visita a este município do interior de Santiago, o Primeiro-ministro inaugurou um Centro Pós Colheita, uma estrutura essencial para a modernização e rentabilização da agricultura e que permite alavancar o desenvolvimento nesta que é uma das zonas mais carenciadas da ilha.
“A normalização do produto, com certificação e preparado para o mercado, com boa qualidade de embalagem, conservação e de assistência técnica, é importantíssimo para que se possa dar o salto necessário na produção em Cabo Verde”, constatou Ulisses Correia e Silva.
A fechar a agenda, o Primeiro-ministro teve a oportunidade de, num diálogo franco e aberto com os jovens de São Lourenço dos Órgãos, apresentar as políticas do Governo para a juventude.