Notícias

Terminou a visita Ministerial da Delegação de Cabo Verde em Washington DC

Terminou esta quarta-feira, a visita de uma delegação ministerial, chefiada pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, aos Estados Unidos da América (EUA). Esta visita que aconteceu no quadro do II pacote do Millennium Challenge Account, teve como propósito apoiar Cabo Verde, através das experiências das instituições, a aprender com as abordagens técnicas, operacionais e de gestão nos Estados Unidos da América para futuros financiamentos de alavancagem do fundo autónomo rotativo e implementações de infraestruturas de água e saneamento.

No 1º dia da visita, 13 de Março, o Ministro da Agricultura e Ambiente e sua delegação teve um encontro com uma das instituições científicas mais conceituadas, a US GEOLOGICAL SURVEY (USGS), que se dedica ao estudo dos recursos e desastres, concentrando-se em biologia, geografia, geologia e água.

A USGS tem sido um forte parceiro de Cabo Verde, em 2010, no âmbito do I Compacto do Millennium Challenge Account, liderou um estudo sobre os Recursos Hídricos Subterrâneos da Bacia Hidrográfica dos Mosteiros, nas ilhas do Fogo e Santo Antão. O USGS tem um vasto acervo de DATA biológica e de solo e, por isto, ficou aberta a possibilidade de haver uma assistência técnica no domínio de gestão de recursos hídricos, geofísica e vulcanologia em Cabo Verde.

No mesmo dia, foi realizado um encontro com o Diretor Executivo Interino, o Vice-Presidente e o Conselheiro do CEO do Millennium Challenge Corporation para avaliar a evolução e os resultados do II Compacto onde ficou aberta a linha de contacto para a realização de um III Compacto no domínio de gestão de recursos hídricos com medidas sustentáveis.

No dia 14 de Março, a delegação de Cabo Verde encontrou-se com o US Environmental Protection Agency, Agência Federal de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, e o principal objecto de discussão foi sobre o processo de desenvolvimento de projetos e empréstimos no domínio da água.

No mesmo dia, dado ao temporal de neve, foi realizado uma vídeo-conferência com a Public-Private Infrastructure Advisory Facility, PPIAF, fundo fiduciário de múltiplos doadores que fornece assistência técnica aos governos dos países em desenvolvimento.

No último dia, 15 de Março, foi realizado um encontro na sede da Inter-American Development Bank, Banco Interamericano de Desenvolvimento, e foi possível fazer um intercâmbio de informações sobre as experiências dos países-piloto, Belize, Guyane e Jamaica, do Fundo Regional do Caribe para as Águas Residuais (CReW).

A delegação deslocou-se para o Estado de Maryland onde encontrou-se com o Director da Administração de Financiamento da Qualidade da Água do Departamento de Meio Ambiente, onde foi possível ter uma ideia de como o Estado de Maryland implementa soluções de financiamento local e objetivos de desenvolvimento econômico.

Esta visita ministerial permitiu, também, que fosse feito às essas instituições o convite para uma mesa redonda que terá lugar na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

O balanço que se faz da visita é positivo, permitindo à delegação ter uma boa compreensão dos potenciais modelos de financiamento e gestão que possam ser aplicados em Cabo Verde e que sejam capazes de desenvolver estratégias para a sustentabilidade a longo prazo para o financiamento das infraestruturas hídricas.

Refere-se que Embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos, Carlos Veiga, acompanhou a delegação durante toda a visita ministerial de modo a reforçar o interesse de Cabo Verde na cooperação com os parceiros institucionais nos Estados Unidos, assim como, concertar os próximos passos no período pós-missão.