Notícias

Desporto: Governo quer levar várias modalidades desportivas à Ilha Brava

O Governo quer promover várias outras modalidades desportivas, além do futebol, na Ilha Brava para que o desporto seja efetivamente um fator de intervenção social. Esta afirmação foi feita pelo Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, por ocasião da sua deslocação à ilha Brava.

Visita_à_Brava.jpg

De acordo com o Titular da pasta do Desporto o Governo tem um programa Nacional de atividade física e da promoção do desporto para todos. A intenção é, com este programa colocar todas as faixas etárias de Cabo Verde a praticarem o Desporto com normalidade.

“Brava sendo uma ilha que está a perder a população e que precisa de uma atenção especial, o desporto pode desempenhar um papel fundamental no sentido da integração social e também na prevenção de doenças através da atividade física. Por outro lado, dentro do quadro de desporto para todos, estamos aqui para promover as outras modalidades desportivas para que a ilha possa participar nas várias competições, enfatizou.

No que diz respeito ao programa de atividade física, explica o mesmo, que quer constatar in loco o estado das infraestruturas desportivas e enquadra-las dentro do quadro de reabilitação urbana que o Governo vai incitar.

“Onde há escola e infraestrutura desportiva, faremos a reabilitação das duas para que haja uma interligação e servir no programa de desenvolvimento de atividade física, enfatiza.

Ainda o Governante manteve um encontro com os agentes desportivos da ilha no sentido de ouvir as suas preocupações onde o ponto fulcral foi o financiamento.   

Para solucionar este problema, Freire esclarece que o Governo já aprovou um conjunto de diplomas que vai mudar esta situação. De entre elas, a lei base da atividade física do sistema desportivo; estatuto de utilidade pública desportiva; estatuto de atletas de alta competição e alteração do conselho nacional do desporto.

“São alterações importantes que vão servir as associações e que lhes permitirá estar mais próxima dos atletas bem como desenvolver as suas atividades com mais eficácia,” conclui o mesmo.