O Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, regressou esta segunda-feira ao país depois de ter participado, de 8 a 10 de março do corrente mês, na “12ª edição da CII – Eximbank Conclave para projetos de Parceria entre a India e África”.
Durante o evento, José da Silva participou, como convidado, no painel “Future-proofing Africa´s Development with World-Class Education and Health Care Systems”, no qual apresentou o caso de Cabo Verde e as oportunidades de cooperação entre Índia e África nos sectores da educação e saúde.
Paralelamente ao Conclave, José da Silva Gonçalves manteve um encontro com a Ministra do Comércio e Indústria da Índia a quem fez uma breve apresentação sobre Cabo Verde e as oportunidades de investimentos que se oferece neste momento no nosso país. Abordou assuntos relacionados com a dinamização da cooperação bilateral, mormente através de linhas de crédito para o desenvolvimento das PME’s cabo-verdianas e para parceria entre empresas cabo-verdianas e indianas no sector das TICs (no âmbito da operacionalização do Parque Tecnológico em Cabo Verde), bem como as oportunidades para atração de investimentos indianos nos setores do turismo e indústria.
Logo à chegada a Nova Deli, o Ministro visitou o Consulado de Cabo Verde na Índia, onde foi recebido pelo Cônsul Honorário, Dr. Sanjay Devan, encontrou-se com empresas indianas dos ramos da hotelaria, e empresas com investimentos/projetos desenvolvidos em África.
Cerca de 450 delegações provenientes de 37 países africanos, sendo 32 chefiadas a nível Ministerial, e 450 delegações da Índia participaram nesse evento.
Participação no evento, como convidado principal, o Presidente da Índia, Shri Pranab Mukherjee, e como convidados de Honra, o Rei da Suazilândia, Mswati-III, e o Primeiro Ministro de Uganda, Ruhama Rugunda, respetivamente, bem como da Ministra do Estado para Comércio e Indústria, Nirmala Sitharaman e o Ministro do Estado para Relações Exteriores da Índia, Vk. Singh.
Recorde-se que o Conclave foi lançado em 2005 pela Confederação da Indústria Indianas (CII) em parceria com o EXIM BANK da Índia e com o apoio do Governo da Índia. Surgiu como um evento pioneiro na construção de parcerias e no reforço do envolvimento económico entre a Índia e a África.