Notícias

Governo quer que CERMI seja um espaço de referência para as energias renováveis: Fernando Elísio Freire

O Governo quer que o Centro para as Energias Renováveis e Manutenção Industrial de Cabo Verde (CERMI) seja um espaço de referência para as energias renováveis, eficiência energética bem como para a manutenção Industrial a nível da nossa região, CEDEAO e CPLP. Esta declaração foi feita pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministro, Fernando Elísio Freire, durante o ato central da comemoração do segundo aniversário do CERMI.

segundo_aniversário_do_Cermi.jpg

De acordo com o Freire, o Governo valoriza o trabalho que tem sido feito até agora e “comemora” o futuro e a ambição de um centro de competências, mas não um centro estatal, ou seja, um centro que não abafa o privado, mas sim que seja facilitador, propiciador de negócios para o os particulares e pelo florescimento da economia na área das energias renováveis.

“Queremos que o CERMI seja um espaço de referência de investigação, formação e que espalhe boas práticas. O resto deve ser o setor privado a fazer, construir e a desenvolver. Por isso, o Governo está a desenvolver um ambicioso programa sobre os startups porque sabemos que existem ideias e pessoas que sabem fazer”, afirma o Ministro.

Para o Ministro, estas pessoas precisam de financiamento e de enquadramento citando que, na área de energias renováveis a CERMI tem um papel fundamental mostrando como é que se deve fazer, mas acima de tudo indicar o caminho ao privado porque a economia cresce com este setor.

“Vamos redefinir a ADEI e outros organismos para criarmos uma instituição que seja parceira do crescimento económico das empresas, das novas ideias, principalmente na área das energias renováveis,” realça o mesmo.

O mesmo acrescentou ainda, que o Governo vai passar um conjunto de competências para as Câmaras de Comercio, turismo e para as autarquias no sentido de aproximar as políticas económicas dos empresários, facilitar e desbloquear toda a burocracia que abarca o início das atividades transformando Cabo Verde num país competitivo.