Realiza-se em Cabo Verde, de 13 a 24 de fevereiro, uma importante ação de formação, designada “West Africa Disaster Preparedness Initiative” (WADPI). A iniciativa visa reforçar a capacidade nacional em matéria de gestão coordenação e resposta, interna e regional, do sistema da proteção civil, face a situações de desastre, epidemias e pandemias. A abertura é presidida pelo Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, e terá lugar no Hotel Pestana Trópico, Praia, no dia 13 de fevereiro, pelas 09h00.
O evento, que resulta de uma parceria entre o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros de Cabo Verde, a CEDEAO e o Instituto Kofi Annan, apoiados pelo Programa de Preparação de Desastres da AFRICOM e pelo Centro de Medicina de Desastres e Assistência Humanitária (CDHAM), tem como base o Plano de Ação da Redução de Risco de Desastres da CEDEAO (2015-2030) e objetiva materializar, em Cabo Verde, um projeto cuja intenção é reforçar a capacidade interna na gestão de catástrofes, de modo a que todos os países da CEDEAO sejam capazes de trabalhar sob a mesma plataforma, com os mesmos procedimentos, podendo desta forma, apoiar mutuamente tanto a nível regional, como sub-regional, sobretudo nos casos de pandemias como o Ébola.
São participantes: Altos quadros do Ministério da Saúde, designadamente, do Instituto de Saúde Pública, da Direção Nacional da Saúde, da Delegacia de Saúde da Praia, Técnicos de Laboratório do Ministério da Saúde, Técnicos da Proteção Civil, Cruz Vermelha, Forças Armadas, etc.
Durante a formação serão abordadas, genericamente, as diferentes respostas em situações de desastre e pandemia e, especificamente, as questões relacionadas com os planos nacionais contra o Ébola e o Zica.