Notícias

Governo considera integrar o pré-escolar no sistema de ensino nacional

O Governo está a trabalhar para que, ainda nesta legislatura, possa introduzir mais qualidade ao ensino pré-escolar. A ideia é, de acordo com o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, integrá-lo dentro do sistema de ensino nacional, por forma a não ficar apenas sujeito a iniciativas particulares ou mesmo das câmaras municipais.

Governo considera integrar o pré-escolar no sistema de ensino nacional1

“A intenção é introduzir qualidade desde pequeninos, como ensinar línguas, nomeadamente o inglês e o francês; cultivar o hábito da leitura e, sobretudo, criar condições para formar e preparar os monitores para elevarem o nível de capacidade e competências no pré-escolar”, explicou Ulisses Correia e Silva, depois de ter recebido a visita de mais de duas dezenas de crianças do Jardim Brilho Celeste.

Para o Primeiro-Ministro, a vontade é que todo o sistema pré-escolar esteja bem estruturado, desde a base até ao topo, tanto na qualidade como no acesso.

“Queremos que todas as crianças tenham acesso ao pré-escolar. É uma medida que marca a diferença em termos de inclusão social e de mais oportunidades para um ensino de qualidade”.

Ainda mais, tendo em consideração o papel importante que o ensino pré-escolar desempenha na transmissão de valores positivos para as crianças, valores esses que fazem toda a diferença no desenvolvimento das nações, como, entre outros, a integridade, a honestidade e o respeito pelas leis.

O Primeiro-Ministro recebeu esta manhã vinte e duas crianças do Jardim Brilho Celeste, da comunidade do bairro de Safende, na Praia, e pertencente à Igreja Adventista do 7º dia.