Ulisses Correia e Silva cumpriu dois mandatos como Presidente da Câmara Municipal da Praia, de 2008 a 2016. Uma vasta experiência que o Primeiro-Ministro partilhou esta manhã, a convite do Instituto Pedro Pires, no acto inaugural do Curso de Liderança, Gestão Autárquica e Desenvolvimento Local, dirigido a profissionais do poder autárquico.
Uma iniciativa que o Primeiro-Ministro considerou importante e que vai ao encontro das medidas do Governo no reforço do poder local, num momento em que Cabo Verde sai de eleições autárquicas que resultaram em renovação de muitos quadros jovens.
“São sempre bons momentos de formação para a liderança, a nível de partilha de experiências, conhecimentos e instrumentos que vão permitir que os que estão em gestão autárquica possam melhorar as suas competências. O governo defende isso, tanto que já desenvolveu alguns protocolos de parcerias, para que se possa aumentar e criar as condições de melhoria dos municípios”, realça Ulisses Correia e Silva, mostrando que isso passa necessariamente por conhecer e dominar mais os conceitos, as motivações, e o saber valorizar aquilo que é importante numa governação municipal.
Na sua intervenção, o Primeiro-Ministro destacou vários pontos que considera essenciais na governação local. De entre outros, promoveu o conhecimento, apostando na valorização das competências; os valores, numa perspetiva de promover uma cultura de princípios e posturas que pautam pela integridade e honestidade e acima de tudo, espírito de missão.
“Em primeiro lugar deve estar a missão de servir, com sentido de servidor público, os munícipes e aos cidadãos, com regras de transparência, imparcialidade e governação aberta. Uma melhor gestão passa por prestar mais contas, isso é válido quer para o governo Central quer para os municípios. Prestar contas aos cidadãos, aos contribuintes, aqueles que pagam impostos e taxas, sobre a forma como usamos o dinheiro público, como executamos os orçamentos, as receitas, os contratos, as leis, os regulamentos, de forma que as pessoas possam fazer o controle e a avaliação necessária. As novas tecnologias estão aí para facilitar esta comunicação”, defende mostrando como exemplo a gratuitidade do Boletim Oficial, estabelecida, recentemente, pelo governo.
Ainda durante o acto, o primeiro-ministro desafiou o IPP a participar da 4ª edição do Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (FMDEL), a realizar-se em outubro de 2017, em Cabo Verde.
“É um Fórum que irá mobilizar em torno de dois mil participantes de diversos países e vai concentrar-se no tema desenvolvimento local. A formação, a competência, a liderança são substâncias de um bom desenvolvimento local”, explica o primeiro-ministro, indicando assim as áreas onde o IPP e o governo podem desenvolver parcerias.
O Curso de Liderança, Gestão Autárquica e Desenvolvimento Local promovido pelo Instituto Pedro Pires para a Liderança, aberto hoje, visa contribuir para a emergência de lideranças autárquicas e locais portadoras de competências profissionais, de liderança e de valores éticos alinhados com os fundamentos políticos e legais da gestão autárquica, do desenvolvimento local e da coesão nacional.