Notícias

Casa do Cidadão lança dois aplicativos móveis para melhorar o serviço prestado pela Administração Pública

A Casa do Cidadão, em parceria com a Direção da Administração Pública e o Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, procedeu ao lançamento público de dois aplicativos móveis (App Mobile/Web), sendo um Guia de Serviços Públicos, e o outro, Participa Cidadão, um canal online de Reclamação, sugestão e denúncia, num ato que teve lugar no início desta tarde, na cidade da Praia.

O Guia de Serviços públicos é a compilação de um conjunto de informações sobre os serviços prestados pela Administração Pública e representa uma forma simples de colocar a informação no “bolso das pessoas”, orientá-las para a obtenção do serviço público que deseja. Também, este aplicativo visa sensibilizar as pessoas para questões importantes da cidadania.

Já, o aplicativo Participa Cidadão, tem como objetivo servir de canal de recolha de feedback, junto do cidadão, sobre a prestação de serviços públicos, de uma forma geral, e contribuir para a sua melhoria. Através desde aplicativo, as pessoas podem apresentar reclamações, sugestões de melhoria, elogios, entre outras participações que podem ajudar a construir uma melhor Administração Pública.

O desenvolvimento desses dois aplicativos enquadra-se na Lei da Modernização Administrativa – LMA, através de prestação de informações e orientações ao cidadão nacional e estrangeiro sobre os serviços e produtos da Administração Pública cabo-verdiana, de forma célebre, transparente e em tempo útil, fortalecendo assim a satisfação do público, a imagem da Administração Pública e a cidadania.

O Ministro das Finanças, Olavo Coreia, que presidiu ao ato de lançamento público desses dois aplicativos, enquanto tutela da Casa do Cidadão, reconheceu que estes dois novos produtos da Casa do Cidadão por si só, não resolvem os problemas dos serviços públicos. “São dois canais de comunicação e o sucesso ou insucesso destas Apps, dependerão do engajamento e adesão de cada organismo público prestador de serviços”.

Este engajamento, referiu Olavo Correia, só será possível com a mudança de atitude de cada servidor público e de um reengenharia dos processos para integração de serviços prestados pela Administração Pública e por outras entidades ou empresas prestadoras de serviços de cariz público, quer ao cidadão individual quer a empresas, disponibilizando-os por via eletrónica e permitindo a sua realização completa numa janela única.

De uma forma abrangente, o objetivo principal desses dois novos aplicativos é criar um canal único de relacionamento entre o cidadão/empresa e a Administração pública (APUB) e promover a cidadania, transparência e a celeridade no processo de atendimento público.

Os aplicativos, Guia de Serviços Públicos e o Participa Cidadão, encontram-se disponíveis, gratuitamente, para download na play store.