Notícias

Desporto: Governo vai implementar grande Programa de Atividade Física

O Governo vai criar um grande programa de Atividade Física, anunciou o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, em declarações à imprensa, por ocasião do encerramento do Encontro dos Vereadores do Pelouro do Desporto que aconteceu na última sexta-feira, 27 de janeiro, no Estádio Nacional.

Encontro_aos_vereadores.jpg

Vamos aproveitar a rede das infraestruturas existentes no país, ou seja, todas as placas desportivas nos vários municípios, para implementar o programa de Atividade Física no mundo rural e não só, formar os monitores, incentivar as pessoas mais idosas a praticarem exercícios físicos e levar o desporto para todos”, adiantou Fernando Elísio Freire.

Por isso, o papel/envolvimento dos municípios neste processo é de capital importância, bem como na materialização do Centro de Alto Rendimento, na definição das políticas públicas de infraestruturas desportivas e na elaboração da Carta Desportiva Nacional, no sentido de capitalizar ao máximo os recursos destinados ao sector.

O Encontro Nacional dos Vereadores do Pelouro do Desporto serviu para recolher várias contribuições que poderão ajudar na implementação de um novo sistema desportivo cabo-verdiano e no reforço da Carta Desportiva Nacional que se pretende elaborar nos próximos tempos.

Quem promove o desporto em Cabo Verde são os atletas, as federações e os municípios, disse o Ministro. Os dados estatísticos georreferenciados no encontro elucidaram que num universo de cerca de 590 infraestruturas desportivas existentes no País, apenas duas pertencem ao Governo (o Estádio Nacional e o Gimno Desportivo “Vavá Duarte”). Para Fernando Elísio Freire, isso demonstra o peso e a importância que tem os municípios na promoção do desporto.

“Queremos, nos próximos tempos, que cada município se qualifique na promoção do desporto, que cada município faça os investimentos necessários, mas acima de tudo que haja investimentos que sejam complementares”, salientou o governante.

 “O desporto de competição é da responsabilidade das federações, a igualdade de oportunidades e levar o desporto para todas as localidades cabe ao Estado e aos municípios”, disse o titular do Desporto, acrescentando que é neste quadro que “o Governo trabalhará com todos os municípios, no sentido de se criar um investimento nas infraestruturas, na formação, na reforma institucional e no financiamento”.

Do Encontro Nacional de Vereadores do Pelouro do Desporto, cujo lema foi “Município, um Pilar de Desenvolvimento” saíram algumas sugestões e recomendações, a saber: uma maior aposta dos municípios na planificação do desporto (projetos e políticas), ou seja, estabelecer prioridades e fazer planos plurianuais que ajudem numa melhor projeção e execução dos projetos e políticas desportivas e, assim, rentabilizar os recursos destinados ao setor;

O reforço do intercâmbio desportivo entre os municípios, através das festividades municipais, no sentido de atletas, clubes e dirigentes desportivos dos diferentes concelhos participarem nos grandes eventos, na parte desportiva;

A inclusão da atividade física nos planos anuais das edilidades, a integração da promoção da atividade física com políticas já existentes, a facilitação do acesso a locais de prática comunitárias, bem como a criação de infraestruturas convidativas à pratica de atividade física, foram igualmente referenciadas como recomendações e entre outras.