Notícias

Cabo Verde e Espanha assinam acordo de cooperação no domínio das infraestruturas de transportes

O Ministro da Economia e Emprego de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves e o Ministro de Fomento (Obras Públicas) de Espanha, Íñigo de la Serna Hernáiz, assinaram esta manhã, em Madrid, o memorando de entendimento que visa definir e consolidar a cooperação entre os dois países, em matéria das infraestruturas de transportes aéreos e marítimos.

O acordo rubricado prevê um leque alargado de intervenção, designadamente a consultoria, planificação, certificação, supervisão, gestão de projetos, manutenção, gestão e exploração das infraestruturas de transportes aéreos e marítimos, bem como a promoção do tráfego de cruzeiros no nosso país e trabalhar na melhoria nas relações porto-cidade.

Prevê-se igualmente o desenvolvimento, implantação e exploração de sistemas e serviços de navegação aérea, controlo do tráfego aéreo e informação aeronáutica (AIS) e apoio à implementação de programas regionais e globais da ICAO no âmbito da navegação aérea, entre outros aspetos.

O Governo espanhol vai, igualmente, apoiar Cabo Verde, em estreitacolaboração com autoridades da União Europeia, procurando a extensão à África dos sistemas de navegação por satélite EGNOS e GALILEU, o que se traduziria na melhoria da segurança aérea e para expandir a iniciativa de Céu Único Europeu (SES), contribuindo assim para a consolidação de um Espaço Aéreo Comum na região.

Refira-se que o Ministro José da Silva Gonçalves participou ontem, como convidado de honra, na XX Conferência Iberoamericana de Ministros e Empresários de Turismo (CIMET) que decorreu na capital espanhola e esteve presente na receção oferecida por Sua Majestade o Rei Filipe VI de Espanha aos Ministros presentes na FITUR.

Ainda, hoje de manhã, o Ministro fez uma visita ao Secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb D. Rifai, no qual estiveram presentes o Diretor Executivo, Carlos Vogeler e a Diretora de Programa Regional para a África, Elcia Grandcourt e outros responsáveis da OMT do departamento para o nosso continente.

Este breve encontro permitiu repassar as linhas orientadoras do Governo para o setor do Turismo com as quais o SG da OMT não só expressou o seu total acordo como comprometeu-se em apoiar, em toda a linha, tanto em termos técnicos (assessorias, etc.) como politicamente junto dos mais variados parceiros internacionais, nomeadamente na elaboração do Plano Estratégico Nacional do Turismo 2030, na criação das estruturas organizacionais (Instituto do Turismo) e o novo branding do turismo cabo-verdiano.

Ao início da tarde, José da Silva Gonçalves irá visitar o stand de Cabo Verde presente na 37.ª edição da FITUR.