O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, durante a sessão de encerramento da Semana Global de Empreendedorismo 2016, assegurou que o Governo tem, para 2017, um Pacote dirigido aos jovens, com a necessidade de se ter uma Janela Única de atendimento e de relacionamento com os jovens.
“O Programa de Empreendedorismo Jovem, com bonificação de taxas de juros por parte do Tesouro; o Programa de Estágios Profissionais e o Programa de estímulo ao Emprego Jovem fazem parte deste Pacote direcionado àqueles que vão com vontade de empreender, àqueles que querem uma formação profissional ou para os jovens que desejam um emprego, e possam saber que existe uma porta única de entrada e está disponível em todas as ilhas”, explica o Primeiro-Ministro.
Assim sendo, diz, é importante realçar que os jovens têm, da parte do Governo, total engajamento e interesse em apoiar.
“O país só avançará se nós pudermos concretizar aquilo que são as vontades, os desejos e os riscos que os jovens querem assumir para materializar os seus negócios”, sustenta Ulisses Correia e Silva lembrando que o Governo está a criar todas as condições para isso.
“O Orçamento de Estado para 2017 adota um conjunto de medidas de alívio fiscal, com impacto direto nas tesourarias das empresas; de incentivos ao investimento privado e várias medidas de consolidação orçamental, que a prazo jogam a favor da economia privada”, assegura o Chefe do Executivo.
Para o Primeiro-Ministro tudo isso é favorável para se ter um bom ambiente de negócios. “A confiança na economia é o maior ativo que o país pode cultivar”, defende.
A 7ª Semana Global de Empreendedorismo 2016, que decorreu durante quase três semanas, na Cidade da Praia, e em outras partes do país, foi organizada pela Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC).