Notícias

Reunião sobre Facilitação de Vistos: “Cabo Verde vai fazer de tudo para que haja maior circulação segura de pessoas”

“Cabo Verde vai fazer de tudo com que haja maior circulação de pessoas, maior circulação entre as competências a nível do nosso Continente e região e, sobretudo, que seja uma circulação com bons níveis de segurança que permitem melhoria das condições de vida e do crescimento económico”, palavras do Ministro dos Assuntos Parlamentares e a Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, na Reunião Temática sobre a Facilitação de Vistos.

Fde_vistos.jpg

O Ministro fez a referida afirmação em declarações à imprensa após o ato de abertura da reunião temática do diálogo intergovernamental sobre Migração e Desenvolvimento – Processo Rabat que decorre hoje, 30 e amanhã, 1 de dezembro, na Cidade Velha, Concelho de Ribeira Grande de Santiago.

 “Queremos que Cabo Verde promova ainda mais a globalização através de trocas cientificas a nível da cultura, do turismo e de acordo com os nossos objetivos de governação que é atingir um milhão de turísticas estrangeiros por ano até 2021, e chegar no topo dos 30 países mais competitivos em matéria de turismo”, enfatizou o governante.

Para isso, Cabo Verde tem de ser um país que permita a facilidade de circulação, de mobilidade, mas também que seja seguro e eficaz no combate aos vários crimes que afetam a humanidade atualmente, salientou.

Assim, sublinhou no seu discurso, “a determinação do Governo de Cabo Verde em reforçar o turismo cultural, adotando uma estratégia turística, com especial atenção ao desenvolvimento de novos segmentos como Turismo de Montanha/Ecológico, Cruzeiro e de Eventos, eliminando as principais fraquezas do turismo cabo-verdiano, nomeadamente em sede de segurança e requalificação urbana”.

Para Fernando Elísio Freire é de uma grande simbologia, o facto desta Reunião Temática enquadrar-se no Diálogo Político Intergovernamental sobre Migração e Desenvolvimento como uma das 16 ações previstas para 2016 no Plano de Ação de La Valleta, adotado em 2015, em Malta.

Uma das recomendações da Cimeira La Valetta de 2015, é que os “países do processo de Rabat e do Processo de Cartum devem empreender, no quadro de parceria, a criação de sinergias positivas em negociações relativas às facilitações dos procedimentos em matéria de vistos e domínios conexos, tais como readmissão”.

Refira-se que a Reunião Temática sobre Facilitação de Vistos que é co- presidido por Cabo Verde e Portugal tem por objetivo discutir os quadros jurídicos existentes e refletir sobre os procedimentos da concessão de visto, e contará também com a participação de Países que dão seguimento ao Processo de Cartum.

Presente na Reunião, o Embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, adiantou que durante o encontro vão ser discutidas e analisadas questões relacionadas com migrações, com especial atenção na “forte pressão migratória” da África subsariana e do Médio Oriente sobre os países europeus, sobretudo da União Europeia.