Notícias

Governo vai apoiar projeto comunitário para a prática de desporto em Tira Chapéu

O Governo, através do Ministério do Desporto, vai, em parceria com as federações de boxe, taekwondo, karaté e a Associação de Judo, fazer um “joint venture” à volta do projeto Academia de Artes Marciais que será a futura sede da Associação de Karaté de Capelinha da localidade de Tira Chapéu, arredores da Cidade da Praia. A decisão foi avançada pelo titular da pasta do Desporto, Fernando Elísio Freire, que esteve de visita na tarde desta terça-feira, 29 de novembro, às obras em construção da referida Academia, cuja iniciativa foi da própria Associação de Karaté daquele bairro.

Tira_chapéu.jpg

Segundo o Ministro, o referido projeto vai permitir a prática de desportos individuais e de salão, nomeadamente taekwondo, boxe, judo, karaté e irá transmitir valores importantes num bairro como Tira Chapéu. Ou seja, “poderá também mudar o modo de pensar e de viver dos jovens da localidade com novos valores e ser um espaço de promoção das modalidades a serem praticadas no mesmo, além de ir na linha do que o Governo tem defendido que tem a ver com o as vantagens que terá para a comunidade e os valores transmitidos”, explicou.

O espaço que vai servir para fazer treinos de desportos individuais vai permitir também o descongestionamento do Pavilhão desportivo Vavá Duarte e dotará a Cidade da Praia de uma infraestrutura desportiva muito importante pela iniciativa privada, conforme salientou Fernando Elísio Freire.

“Tudo o que for estratégico e que vá de encontro com aquilo que é o programa do Governo, haverá abertura do Executivo para tipos de iniciativas”, disse o governante, acrescentando que o projeto de Tira Chapéu que será benéfico para a comunidade e para as federações de várias modalidades ora apresentado e já com arranque das obras tem todas caraterísticas para que sejam criadas as condições para uma parceria.

Fernando Elísio Freire acredita que este projeto poderá ganhar uma dimensão nacional com a intervenção das várias federações referidas, para que se consiga de facto fazer funcionar a infraestrutura e fazer com que esta região da Cidade da Praia seja um ponto de prática de desportos que transmitem valores nobres como a tolerância, a honestidade, a partilha e respeito pelo adversário.

Por sua vez, o Presidente da Associação de karaté Capelinha Tira Chapéu, Bernardo Almeida, enalteceu a abertura e disponibilidade demonstrada pelo Governo em apoiar este projeto social enquanto espaço que irá servir às crianças, jovens e não só da região.

“Com as obras já iniciadas com o apoio de vários amigos, acreditamos que o primeiro passo está consolidado, faltando apenas o apoio ora disponibilizado pelo Governo para a conclusão da infraestrutura que contamos inaugurar no primeiro trimestre de 2017”, explicou Bernardo Almeida.

Refira-se que a Associação de Karaté de Capelinha Tira Chapéu é uma organização não governamental e nasceu no âmbito de algumas preocupações com crianças em risco nas zonas de Tira-Chapéu, Dinôs, Kelén, Fonton e Terra Branca.

Ou seja, o aumento da criminalidade juvenil, crianças na rua, o abandono escolar, a toxicodependência, entre outros, são algumas das preocupações que incentivaram a criação desta associação, onde centenas de crianças das referidas localidades praticam desporto diariamente.