Acontece este sábado (12), o ato de lançamento da primeira pedra das Obras de Extensão e Melhoria do Sistema de Abastecimento de Água nas localidades de Calheta de São Miguel e Tarrafal e a inauguração da Loja da Águas de Santiago na Calheta de São Miguel. O projeto visa reforçar a capacidade de oferta de água potável, através da extensão e melhoria dos sistemas de abastecimento de água nos municípios de São Miguel e de Tarrafal.
A cerimónia terá lugar terá lugar a partir das 10h30 horas, na localidade de Pilão Cão e na Cidade de Calheta de São Miguel, ilha de Santiago e será presidida pelo Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto SIlva, com a presença do Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Donald L. Heflin.
As obras surgem no quadro da Reforma do setor de Água e Saneamento, apoiada pelo Projeto Água, Saneamento e Higiene – WASH, no quadro do Fundo de Água e Saneamento – FASA, sendo parte integrante do segundo Compacto do Millennium Challenge Account. – Cabo Verde II.
Os financiamentos dos Governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América, através do Millennium Challenge Corporation (MCC) no montante de 205.918.932$00 (ECV) permitirão alimentar o subsistema de abastecimento Pilão Cão, Mato Correia e Espinho Branco Calheta de São Miguel e Trás-os-Montes, Biscaínhos, Achada Biscainhos, Achada Tenda, Achada Porto – Tarrafal, beneficiando um total 17.802 pessoas.
Durante todo o período em que vão decorrer as obras, serão realizadas atividades de sensibilização sobre questões sociais e de género, destinadas aos trabalhadores e às comunidades limítrofes nos concelhos de São Miguel. Serão igualmente implementados planos ambientais, de saúde e segurança.
O governante ainda procede o ato de inauguração da Agência da Águas de Santiago na Calheta São Miguel.