Uma equipa do Ministério da Economia e Emprego, liderada pelo titular da pasta, José da Silva Gonçalves, esteve reunida durante esta segunda-feira com altos responsáveis da TUI, a mais conceituada empresa ligada ao turismo de lazer do mundo, para juntos prepararem os termos de um acordo de parceria público-privada entre o Governo e esta multinacional.
“Estão aqui para estudarmos mais a fundo os pormenores desta pareceria”, disse à imprensa o Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, tendo por base o estudo feito pela ASA sobre o upgrade e expansão do Aeroporto Internacional Aristides Pereira, cujo custo inicial está estimado em 900 mil contos cabo-verdianos.
Conhecedores das potencialidades da ilha da Boa Vista – cujo destino é muito procurado pela TUI- e face às limitações do país em contrair empréstimos devido à elevada dívida pública, os promotores desta iniciativa querem trabalhar com Cabo Verde, podendo eles mesmos avançar com o financiamento para o upgrade do Aeroporto Internacional Aristides Pereira.
A solução apontada é fazer a iluminação da pista referida infraestrutura aeroportuária, assim como a sua expansão, possibilitando a aterragem de aviões de maior porte, como sejam Boeing-787 e outros aparelhos similares, bem como a mobilidade de turistas que se estima irá duplicar em três anos.
Em cima da mesa, também, esteve a ser estudada a criação de condições por parte do Governo, em assegurar a logística necessária a fim de fazer baixar o custo dos combustíveis para os aviões na ilha da Boa Vista, muito superior àquelas oferecidas no Sal.
No final do encontro de ontem, foi consensualizado um memorando de entendimento a ser assinado entre as partes em 2017, para levar adiante este projeto de enorme envergadura e que poderá redobrar a oferta turística da ilha das Dunas, onde se prevê um rápido crescimento.
Composto por cinco elementos, a delegação da TUI neste encontro foi encabeçada pelo diretor de Gestão, David Schelp, que acontece na sequência da visita a Cabo Verde, em Maio, do chefe executivo do grupo alemão, Friedrich Joussen.
O Grupo TUI transportou para Cabo Verde, só no ano passado, cerca de 241 mil turistas, entre as ilhas do Sal e da Boa Vista. Pretendem igualmente incluir como destino turístico em Cabo Verde, a ilha de São Vicente, onde no passado dia 02 de Novembro efetuaram o primeiro voo, oriundo de Amsterdão.