O Ministro José da Silva Gonçalves reuniu-se na última sexta-feira com a Agência de Regulação Económica onde foram tomadas algumas medidas de fundo para diminuir o impacto na actualização de preços e tarifas, como aconteceu com esta última efectuada pela ARE, em Outubro.
Assim, entre o Ministro da Economia e Emprego e o PCA da ARE, Dr. Lívio Lopes ficou acordado o seguinte:
1. A partir de Janeiro 2017, a ARE vai cortar pela metade o período de actualização dos preços e tarifas, i.e.:
1.1. Actualização dos preços dos combustíveis passarão a ser mensalmente;
1.2 Actualização das tarifas de electricidade e água passarão a ser de 2 em 2 meses.
2. O parâmetros também que normalmente vigoram de 5 em 5 anos, sofrerão actualizações, prevendo uma baixa sensível nos preços de base dos combustíveis com reflexos também favoráveis nas tarifas de eletricidade e água.
3. Para além da revisão dos parâmetros, todos os dados sob análise pela ARE apontam para revisão para baixo dos preços dos combustíveis e das tarifas de electricidade e água em Dezembro, a próxima altura de revisão destas utilities.
Histórico
1. Em Junho 2016, as tarifas de electricidade e água sofreram uma redução de 18,7% e 4,3% respectivamente, estas reduções passaram quase desapercebidas na comunicação social.
2. Em Outubro p.p. as tarifas de electricidade sofreram um aumento de 10,73% e todo o país com exceção de Boa Vista em que o agravamento foi de 25,6% respectivamente.
Esta última actualização da ARE foi objecto de muito aproveitamento político nos meios de comunicação social.
3. Durante o corrente ano a ARE tem pautado para actualização dos preços dos combustíveis de 2 em 2 meses e a tarifa da electricidade e água de 4 em 4 meses, embora no mês de Abril não tenha havido actualização, o que veio a acontecer no mês de Junho.