Representantes do MCA-Cabo Verde II e do MCC visitam a ilha do Maio, para discutir com as autoridades locais o Plano de Operacionalização da Empresa Municipal – Águas do Maio e participar nas atividades da Operação de Cadastro Predial. A análise do “Plano de Operacionalização da Empresa Municipal – Águas do Maio (EM !M)” será retomada este sábado 29 de Outubro, a partir das 10h00 horas, num encontro que se realiza nas instalações dos Serviços Autónomos da Agua e Saneamento, cidade do Porto Inglês, ilha do Maio, na presença do Presidente da Camara Municipal do Maio, Miguel Rosa.
Estes trabalhos estão enquadrados no âmbito da Reforma do Sector de Água e Saneamento, apoiada pelo Projeto Água, Saneamento e Higiene – WASH e visam a criação de entidades semelhantes à Empresa Multimunicipal – Águas de Santiago, cujos representantes, estarão igualmente presentes. A possibilidade de cooperação entre a operadora de Santiago, Águas de Santiago, e a futura operadora do Maio, com a participação da empresa que presta assistência técnica à operadora em Santiago será um dos temas a analisar.
O estudo foi financiado pelos Governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América, através do Millennium Challenge Corporation (MCC), no quadro do Fundo de Água e Saneamento – FASA, sendo parte integrante do segundo Compacto do Millennium Challenge Account – Cabo Verde II. Visa dar suporte económico e técnico para a criação de uma nova entidade pública, que irá assumir todos os serviços de água e saneamento na ilha.
Aproveitando a deslocação à ilha o Diretor da Unidade de Gestão MCA-Cabo Verde II, Hélder Santos e a Directora Residente do MCC, Joana Brito, participam na mesma data às 15:00 horas, na Cerimonia de Apresentação dos Resultados Preliminares da Primeira Consulta Pública da Operação do Cadastro Predial da ilha do Maio.