Notícias

Comunicado – Governo desmente a notícia sobre surto de febre tifóide em Cabo Verde

Na sequência da informação veiculada num dos jornais nacionais online, Ocean Press, que toma como fonte o jornal Sun, sobre um eventual surto de febre tifoide extremamente mortal e muito resistente às vacinas em Cabo Verde, o Ministério da Saúde e da Segurança Social vem por esta via desmentir veementemente essa notícia.

Logo_MSSS_site.jpg
O país faz uma vigilância epidemiológica contínua, desde há muitos anos, das doenças diarreicas em geral e da febre tifóide em particular, e ao serviço de vigilância epidemiologia do MSSS não foi notificado até a data de hoje, nenhum caso suspeito de febre Tifoide.
Cabo Verde é um país credível, que cumpre o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), reconhecido pelas instâncias internacionais, nomeadamente pela OMS e reafirmamos a nossa determinação no cumprimento rigoroso do RSI e as normas de vigilância epidemiológica e de resposta.
Tendo em consideração o impacto que notícias infundadas e de teor alarmante poderão ter sobre o turismo um setor crucial da nossa economia, apelamos a comunicação social nacional e internacional o tratamento adequado das notícias, através da confirmação por fontes com responsabilidade na matéria, antes da sua divulgação.