O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares presidiu nesta terça-feira, 25 de outubro, o ato de Empossamento de Carlos Veiga como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Cabo Verde junto dos Estados Unidos da América.
Aquando do uso da palavra o recém- Embaixador afirmou que “para mim é uma experiência nova. Depois de mais de 40 anos a servir Cabo Verde sou chamado a servi-lo fora com incumbência e ambição de, à nossa dimensão, estabelecer com a grande América uma parceria estratégica e uma aliança confiável da defesa à educação, das finanças à segurança e da economia à cultura”.
Em relação às novas funções, diz que “encara-o como mais um desafio aliciante que o destino me reservou, com humildade de quem gosta sempre de apreender, com a responsabilidade acrescida pelos elevados e exigentes cargos públicos que tive a honra de desempenhar e com autoconfiança e determinação que aprendi em toda a minha vida”.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares considera que a nomeação de um ex-Primeiro-Ministro é um sinal “muito claro” de que Cabo Verde quer elevar o nível de relações com os Estados Unidos.
“Nós enviamos hoje para Washington um homem muito competente, que partilha os mesmos valores da defesa dos direitos humanos, da liberdade e da democracia com o povo norte-americano. Não é que os outros não partilhavam, mas esta partilha de forma especial estes valores”, salientou.
Áreas como Defesa e Segurança, promoção do desenvolvimento económico, e sobretudo aproveitando todas as possibilidades que o AGOA oferece serão as prioridades no reforço das relações com os Estados Unidos da América.