Uma equipa do Millennium Challenge Account – Cabo Verde II (MCA-Cabo Verde II) e do Millennium Challenge Corporation (MCC) visita as ilhas da Boavista, 24 e 26 de Outubro, Maio, 28 e 31 de outubro e São Vicente, 02 e 03 de Novembro, para ministrar uma formação sobre a aplicação das ferramentas sociais e género no âmbito da Operação de Cadastro Predial em curso nas referidas ilhas e ainda inteirar-se do andamento dos trabalhos nestas ilhas.
A missão integra a Gestora Social e de Género do MCA-CV II, Ermelinda Tavares Lima, o Diretor do MCC para o Projeto LAND, Steve Dobrilovic, e a Consultora Social e de Género do MCC, Elisa Scalise.
A capacitação destina-se aos colaboradores das Entidades Executantes do Cadastro, Câmaras Municipais, Conservatória de Registo Predial, Serviços de Notariado e demais entidades que estão a realizar o levantamento dos dados no terreno nas ilhas da Boa Vista, Maio e São Vicente. Vai permitir dotar os referidos colaboradores de ferramentas que permitam minimizar os potenciais riscos em matéria social e de género durante o processo de registo de propriedades.
Para além da capacitação, a equipa vai realizar visitas às zonas de intervenção do Projeto e encontros com representantes da Câmara Municipal, Conservatória de Registo Predial e Serviços de Notariado e outras entidades relevantes sediadas nas ilhas.
Esta capacitação está em harmonia com as diretrizes do Governo de Cabo Verde e do Millennium Challenge Corporation (MCC) em matéria de integração social e de género. Nesta perspetiva, as análises das diferenças e desigualdades sociais e de género fazem parte do desenvolvimento, desenho, implementação e monitorização dos programas financiados pelo MCC. A análise das desigualdades e das necessidades das mulheres, dos pobres, e de outros grupos vulneráveis (idosos e pessoas com deficiência) é fundamental para a consecução dos objetivos referentes à redução da pobreza e ao crescimento económico.