Notícias

Cabo Verde e Brasil assinam novo acordo no domínio da Defesa

Os Ministros da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, e da República Federativa do Brasil, Raul Jungmann, assinaram nesta quinta-feira, 20 de outubro, um novo Acordo-Quadro de Cooperação em matéria da Defesa.  

Cabo Verde e Brasil assinam novo acordo no domínio da Defesa1

O acordo tem como um dos principais objetivos promover a cooperação em assuntos relativos à defesa, com ênfase nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, de apoio logístico e de aquisição de produtos e serviços de defesa;

Para além de compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas em operações das Forças Armadas, incluindo operações internacionais de manutenção da paz, o estabelecimento deste protocolo entre os dois países, visa também o uso de equipamento militar nacional e estrangeiro, compartilhar experiências nas áreas de ciência e tecnologia de defesa, promover ações conjuntas de treinamento e instrução militar, exercícios militares conjuntos, assim como  intercâmbio de informações relacionadas a esses assuntos.

De acordo com Luís Filipe Tavares, “o interesse mutuo e a estreita colaboração entre Cabo Verde e Brasil, em matéria de Defesa, representa um salto qualitativo em relação ao acordo sobre cooperação Técnica no Domínio Militar, assinado na Praia, em 21 de dezembro de 1994.”

“Ao longo dos anos, o relacionamento entre os dois países tem-se intensificado de forma notável. Esta relação bilateral engloba o domínio de defesa,” afirmou Luís Filipe Tavares.

A cerimónia de assinatura do acordo antecipou uma visita de cortesia do Raul Jungmann ao seu homólogo e de um encontro de trabalho entre as duas delegações, nas instalações do Ministério da Defesa. 

Raul Jungmann encontra-se em Cabo Verde, em representação do Presidente do Brasil, Michel Temer, com o intuito de participar na cerimónia de investidura do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, eleito no passado dia 2 de outubro.