Cabo Verde participa com a maior delegação de sempre no WOMEX, a plataforma de redes de contatos internacionais focada na indústria da world music. Esta delegação composta por criativos, produtores nas indústrias culturais e agentes do mundo do espetáculo é chefiada pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
Este é o quinto ano consecutivo que Cabo Verde participa nesta que é considerada a maior feira de profissionais de música do Mundo e vai também ter o maior stand desde que participa. Serão cinco dias intensos com a participação em rondas negociais, apresentações no formato showcase, conferências, cerimónias de prémios e uma programação variada que dá visibilidade tanto aos que fazem parte desta comitiva como aos que estarão representados no stand dedicado a Cabo Verde, financiado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC). O MCIC levará também como temas a Candidatura da Morna a Património da Humanidade e Cidade Velha que será apresentada sob o conceito de “A porta de Regresso”/ “The gateway back home”.
Tendo em conta a importância desse mercado na maturação da classe profissional cabo-verdiana e o seu impacto no Atlantic Music Expo (AME – Cabo Verde), o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas facilitou a participação dos nacionais, assumindo os custos das inscrições, do stand e da viagem Lisboa/Espanha/Lisboa. Este investimento está enquadrado na estratégia do MCIC de internacionalização da nossa cultura e exportação das produções criativas como um bem com potencial económico e estratégico para o desenvolvimento do país.
Womex decorre em Santiago de Compostela (Espanha) até o dia 23 de outubro.