Notícias

Arlindo do Rosário preside cerimónia de abertura XVI Fórum A Ponte

O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário, presidiu esta manhã, 10, a cerimónia de abertura do XVI Fórum A PONTE intitulado “Dignidade em Saúde Mental: Primeiros Socorros Psicológicos e de Saúde Mental para Todos” promovido pela Associação de Promoção da Saúde Mental – A PONTE.

a_ponte_site.jpg

O referido evento decorreu no Auditório da Caixa Económica, na cidade da Praia, enquadrado nas comemorações do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro), do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) e de 16º Aniversário desta Associação (11 de outubro).

Para o Representante da Organização Mundial da Saúde, Dr. Mariano Catellon a OMS tem vindo a promover cursos de formação em Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) em alguns países, por forma a reforçar a preparação e a resposta a situações de crise humanitária.

E é neste sentido que o representante apela às autoridades cabo-verdianas a fazerem o uso do manual sobre PSP da OMS de forma a capacitar os profissionais de saúde, pois trata-se de um investimento que claramente irá aumentar o acesso aos serviços sociais e de saúde mental.

O Ministro da Saúde e da Segurança Social considera que a saúde mental constituí a parente pobre das políticas de saúde e que a ela não se dá a mesma importância e prioridade como se dá a outras doenças crónicas não transmissíveis.

O governante na sua intervenção reiterou que é necessária uma abordagem holística que abranja não só a prestação de tratamento e cuidados às pessoas, mas também ações dirigidas à população em geral, a fim de promover a saúde mental prevenir doença mental e dar resposta aos problemas relacionados com a estigmatização e os direitos humanos.

A promoção da saúde mental torna-se uma componente inseparável da saúde em geral, sendo crucial todas as iniciativas e envolvimento da sociedade, “já que a saúde/doença mental direta ou indireta a todos afeta” sublinha o Ministro.

Na mesma sessão teve ainda lugar a assinatura de protocolo entre A ponte e a CV Telecom, estando ambas as instituições representadas por Dr. Daniel Silves Ferreira, presidente da APONTE e Dr. José Luís Livramento, Presidente do Conselho de Administração da CV Telecom.