A Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, conferiu posse esta sexta-feira, 07 de outubro, ao Diretor Geral do Trabalho, ao Inspetor Geral do Trabalho e à Diretora Geral dos Serviços Prisionais e Reintegração Social.
Miguel Santos assume a DGT, Anildo Fortes sucede João Carvalho na Inspeção Geral do Trabalho e Júlia Reis passa a ser a Diretora Geral dos Serviços Prisionais e Reintegração Social.
Durante a cerimónia, falando diretamente ao Diretor Geral do Trabalho e ao Inspetor Geral do Trabalho, Janine Lélis reiterou a confiança nos dirigentes quem assumem agora as novas responsabilidades. Ressaltou ainda a “necessidade de cumprimento e execução dos planos de trabalho”.
Janine Lélis fez ainda referência ás alterações ao Código Laboral, afirmando que, neste momento, “deve-se dar tempo para “avaliar os resultados” destas alterações tendo em conta que elas devem contribuir para “a promoção do emprego, a competitividade empresarial, a produtividade e a empregabilidade dos cabo-verdianos.
Quanto ao Sistema Prisional, a Governante reconhece que a mesma “precisa de mudanças e alterações profundas”, mas deixou claro que o caminho é longo porque há muito por fazer”.
Segundo Janine Lélis, “pretende-se que na prisão se reflita sobre o comportamento prevaricador e se compreenda a necessidade de se adequar as normas, ao direito para o harmonioso convívio social”.
Para isso, defende a governante, “a realidade tem que ser mudada urgentemente, mas com meios, vontade e engajamento para se fazer a diferença”.