Notícias

O Governo de Cabo Verde congratula-se com a escolha de António Guterres para Secretário-Geral da ONU

Para o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, esta indicação representa uma vitória de toda a comunidade lusófona. “É para congratular-se. Primeiro por ser uma pessoa que tem todas as competências humanas, técnicas e políticas para exercer o cargo, pelo qual foi eleito, e segundo, por ser um cidadão lusófono. O que faz com que o sentimento de regozijo seja ainda maior”, declarou.

Ulisses_Site_PT.jpg

Ulisses Correia e Silva elogiou também as Nações Unidas, pela forma como o processo foi conduzido. “As Nações Unidas saem mais credibilizadas e mais prestigiadas, enquanto organização transparente e democrática na coordenação de todo este processo”.

O Chefe do Executivo salienta que o Engenheiro António Guterres passou por um crivo de avaliação pública e conseguiu quase a consensualidade na sua escolha. Por isso, diz, há que ressaltar este aspeto, que é um bom sinal para o mundo, num momento em que se vive situações conturbadas.

O Primeiro-Ministro lembrou que Cabo Verde foi um dos primeiros países a associar-se à candidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral da ONU.