A Ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, defende que o Sistema de Informação da Justiça (SIJ), “representará sem duvida um grande salto para a melhoria de prestação dos Tribunais e das Procuradorias”. Janine Lélis falava na abertura da Formação Genérica dos Utilizadores do Sistema Informático da Justiça que arrancou esta quarta-feira, 5 de outubro, na Cidade da Praia.
Na ocasião, a Janine Lélis frisou que o SIJ é um “instrumento inovador no sentido de se melhorar a capacidade de resposta dos tribunais”, tendo em conta que no sistema vê-se “a facilitação processual com ganhos de eficácia e eficiência, a serem traduzidos em resultados mensuráveis como a diminuição das pendenciais”.
Tendo em conta os ganhos, a Ministra espera que o novo “instrumento seja assumido, interiorizado e usado” isto tendo em conta os investimentos do Estado no Sistema de Informação da Justiça e a importância que tem na “materialização de um instrumento de combate a morosidade, por conseguinte, um elemento credibilizador do sistema judicial e da realização da justiça”.
A Formação Genérica dos Utilizadores do Sistema Informático da Justiça, pelo Conselho de Gestão do Sistema de Informação da Justiça e visa sensibilizar boa parte dos servidores de Justiça da grande utilidade e importância do SIJ e dar a conhecer aos formandos e proporcioná-los a oportunidade de ver o sistema a funcionar como um todo.