Notícias

Ministro das Finanças reúne-se com empresários da ilha Boa Vista

O Ministro das Finanças, Olavo Correia, esteve reunido com os empresários da ilha da Boa Vista no último sábado, 01 de outubro, para um diálogo aberto sobre os principais desafios que se colocam ao setor privado na ilha.

O encontro, que aconteceu sob a coordenação da Câmara do Comércio de Barlavento (CCB), serviu para o Governante ouvir as preocupações desses investidores, nacionais e estrangeiros, e registar as recomendações que possam dar respostas aos vários desafios que os colocam.

Das questões abordadas, destacam-se a matéria fiscal, o relacionamento entre os contribuintes e o Estado, a problemática da eficiência e descentralização da Administração Pública para colmatar as necessidades locais e o turismo, enquanto sector potenciador do desenvolvimento económico e social da ilha e do país.

O Ministro das Finanças começou por ressaltar que Boa Vista é uma ilha com um enorme potencial turístico e com grande potencial de desenvolvimento futuro, mas carece de um conjunto de ações a serem empreendidas “para removermos as principais barreiras que existem ao nível da ilha, nomeadamente, no saneamento, na educação e formação, na saúde, nas infraestruturas, mas também, a promoção do empresariado nacional e local”.

Atuando sobre estas áreas, referiu Olavo Coreia, “teremos condições para, rapidamente, criarmos novo quadro institucional de confiança para que possamos colocar a Boa Vista no patamar que merece, com um turismo de qualidade, um turismo inclusivo e para todos”.

Olavo Correia referiu ainda que, não obstante as lacunas importantes existentes, “temos condições para mobilizar recursos, não só para o Governo Central, mas para o Governo local”.

Neste sentido, avançou que o Governo vai aprovar, brevemente, uma alteração à taxa turística, passando para os municípios uma parte importante desta taxa, ou seja, “lá onde esta receita é gerada, uma parte importante deve voltar para esse território, e ser utilizado em investimentos nos mais diversos domínios”.

O Ministro das Finanças foi acompanhado nesse encontro, pelo Director Adjunto das Alfândegas, Guntar Campos, pela Directora Adjunta de Contribuições e Impostos, Ana Rocha.

Também marcaram presença na reunião, o presidente da CCB, Belarmino Lucas e o Edil local, recentemente empossado, José Luís Santos.