O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, encontra-se em Roma onde participa de 26 a 30 de setembro na 25ª sessão da Comissão da Agricultura, a convite do Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Nesta sessão, a comissão examina 14 temas prioritários, dentre os quais destaca-se as medidas eficazes para que os elementos fundamentais do Programa de Desenvolvimento Sustentável para 2030 sejam implementados através da transformação de produtos agrícolas, florestais e da pesca de forma mais integrada.
A Comissão fornecer, igualmente, orientações sobre como a nutrição poderá ser integrada no quadro estratégico global da FAO e nas políticas regionais e nacionais, com especial atenção para os resultados relevantes para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, bem como examinar o papel das inovações agrícolas em termos de desenvolvimento rural sustentável e gestão sustentável dos solos.
Além disso, os participantes da sessão irão apoiar no uso das diretivas sobre o Programa Global de Censo Agropecuário 2020, que servirá de orientação para implementação de recenseamentos agrícolas na FAO Estados-Membros, 2016-2025.
A Comissão da Agricultura é um dos órgãos diretivos da FAO, que define as condições gerais e marcos regulatórios sobre questões relacionadas com a agricultura, pecuária, segurança alimentar, nutrição, desenvolvimento rural e gestão dos recursos naturais.
Criado em 1971, o Comitê tem mais de 100 Estados-Membros. Ele geralmente se reúne a cada dois anos, mas pode realizar sessões adicionais, se necessário.