O Ministro das Finanças, Olavo Correia, reuniu-se nesta terça-feira, 27 de setembro, com os empresários membros da Associação Empresarial Europeia em Cabo Verde (AEECV), com o objetivo de auscultar e inteirar-se das dificuldades que o setor privado enfrenta, e assim poder apresentar as respostas consequentes.
No encontro, a agremiação empresarial expôs como principais problemas que enfrentam no arquipélago, questões ligadas ao sistema alfandegário e aduaneiro, política fiscal, dinâmica dos negócios bancários e gestão de fundos decorrentes de taxas. Apontaram ainda a burocracia nos vários serviços do Estado.
Por outro lado, os empresários europeus associados na AEECV mostraram-se abertos em colaborar com o Governo para a concretização dos grandes desafios de desenvolvimento que se colocam a Cabo Verde, nomeadamente na melhoria das relações de cooperação e comerciais com empresas cabo-verdianas e na promoção da sua internacionalização.
O Ministro das Finanças garantiu que o Governo tem todo o interesse em fazer com que a economia cabo-verdiana cresça e possa atrair mais investimentos e criar emprego e rendimento. Por isso, é essencial que se estabeleça relações de confiança, sólidas, entre o governo e os seus parceiros e garantir segurança jurídica, para que seja criado um bom ambiente de negócios em Cabo Verde.
“Nós temos que trabalhar como parceiros. Nós fazemos todos parte deste sistema económico de interdependência, composto pelo Estado, pelos empresários e pelo sistema financeiro. Tem que haver uma coresponsabilização. Nós, enquanto Estado, queremos servir e, servir bem, fazer cumprir a lei, dar toda a informação, utilizar todos os mecanismos para evitar o recurso aos tribunais. Em matéria fiscal, podemos utilizar, no limite, a arbitragem fiscal, para facilitar os processos decisórios, nós estamos disponíveis para reforçar esta base de confiança.
O encontro contou com a presença do embaixador da União Europeia, José Manuel Pinto, da Diretora Nacional de Receitas do Estado, Liza Vaz, e da Administradora da CV TradeInvest, Ana Barber.