O Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse que o Governo está empenhado em ajudar a ilha do Maio a ter um desporto à altura daquilo que teve no passado recente e à altura da expetativa dos maienses. Estas palavras foram proferidas após o encontro que teve com o Presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa, nesta segunda-feira, 25 de Setembro, no âmbito da visita à ilha do Porto Inglês.
Durante o encontro, as duas entidades discutiram questões sobre o desenvolvimento da ilha do Maio, as suas grandes potencialidades, o desenvolvimento desportivo, bem como os investimentos que serão necessários. “O compromisso é de criarmos todas as condições para que haja um empoderamento institucional das associações, neste caso das várias associações das modalidades de andebol, basquetebol, atletismo, natação, desportos náuticos que a ilha ainda não tem” realçou Fernando Elísio Freire.
O Governo, no quadro de uma plataforma de relacionamento com as Camaras Municipais, quer aprovar financiamentos de projetos municipais sobre o desenvolvimento. Assim, a nível das infraestruturas desportivas, o Governo pode, em parceria com a Camara Municipal do Maio, engajar-se no término da construção do Estádio municipal e criar parcerias e condições para o desenvolvimento de um pavilhão desportivo na ilha do Maio.
Relativamente às infraestruturas desportivas municipais visitadas pelo Ministro do Desporto nesta sua deslocação à ilha, Fernando Elísio Freire que constatou que estão muito degradadas, reafirmou que é necessário um programa de reabilitação, defendendo que o Governo espera que a Camara Municipal faça um programa de reabilitação urbana que será depois negociada e contratualizada no quadro das transferências para os municípios.
Em relação à revitalização das modalidades desportivas, o titular da pasta do Desporto deixou saber que isso dependerá das associações e federações desportivas, pois o Governo quer que haja uma boa governança desportiva, financiando as federações que tenham uma representatividade nacional e atividades que levem a todas as localidades e ilhas do País. Conforme adiantou, Fernando Elísio Freire, as federações desportivas também têm essa responsabilidade de prestação do serviço público para que se cumpra o que está estabelecido nos contratos-programa.
Para o Ministro, a ilha do Maio pode ter muitas potencialidades em várias modalidades, mas cabe às associações e federações desportistas fazerem o seu papel e serem os melhores. “O Governo cria as condições a nível legislativo, financeiro e institucional para que as federações e os municípios tenham as mesmas condições de trabalho e acesso ao financiamento”, concluiu.