Notícias

Cabo Verde forma docentes Timorenses

São cerca de quarenta e três estudantes timorenses, dos quais a maioria vai receber formação de professores. A confirmação é do Ministro de Estado, Coordenador de Assuntos Sociais e Ministro da Educação de Timor-Leste, que se encontra em Cabo Verde.

timor_site.jpg

António da Conceição foi recebido esta manhã, 23, pelo Primeiro Ministro, José Ulisses Correia e Silva para manifestar a vontade de Timor Leste em manter a Cooperação com Cabo Verde.

“Vim informar a disposição de Timor-Leste em continuar a cooperação com Cabo Verde, especificamente sobre o envio de estudantes que vão frequentar a Universidade de Cabo Verde. Paralelamente, reiterei, a nossa intenção em receber mais professores cabo-verdianos, para reforçar a educação em Timor Leste”, informa aquele governante.

De acordo com o Ministro da Educação de Timor Leste escolheu-se Cabo Verde, por causa do ensino bilingue, que representa uma grande vantagem àquele país, que se encontra no processo de instalação do mesmo ensino. “Pensamos em Cabo verde que tem professores com esta valência e que pode partilhar a experiência com Timor Leste”.

Pretendemos, também, diz, preparar os nossos próprios professores, para que no futuro, quando os professores oriundos de Cabo Verde e Portugal regressarem aos seus respetivos países, termos os nossos próprios recursos humanos.

 “Estamos a afinar o acordo com Cabo Verde, e se tudo correr bem, já no mês de Janeiro, início do ano Letivo em Timor Leste, teremos cabo-verdianos a lecionar nas nossas escolas”, perspetiva.