“O Estádio Nacional tem excelentes condições técnicas e de segurança para receber eventos desportivos internacionais”, de acordo com as palavras do Secretário Geral da Conferencia dos Ministros de Juventude e Desporto da Francofonia (CONFEJES), Bouramah Ali Haurouna, que esteve de visita a Cabo Verde, durante os dois últimos dias.
No âmbito da sua visita, o Secretário Geral da CONFEJES visitou as instalações do Estádio Nacional na manha desta terça-feira, tendo concluído que o mesmo dispõe de boas condições técnicas e de segurança, no que tange ao apetrechamento dos compartimentos, nomeadamente a sala de vigilância, bem como o centro de comunicação para transmissões em direto de atividades desportivas.
Outras condições verificadas pelo Secretário Geral da CONFEJES têm a ver com os balneários e uma “clínica” para o tratamento dos atletas todos integrados, que no ponto de vista daquela entidade esta infraestrutura merece ser valorizada. Por isso, reafirma que Cabo Verde deve participar nos Programas da CONFEJES, particularmente relativos a promoção das infraestruturas desportivas.
Em relação ao balanço da sua visita de dois dias a Cabo Verde, Bouramah Ali Haurouna salientou que foi muito positivo, tendo em conta que serviu para reforçar a cooperação com o nosso país e de relançar a participação mais ativa de Cabo Verde na Francofonia, conforme garantiu o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, no encontro que tiveram na segunda-feira última.
De referir que no período da tarde desta terça-feira, o Secretário Geral da CONFEJES, acompanhado do Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, visitou a Associação Escola de Futebol Achada Trás (EFAT) cujo objetivo foi dar a conhecer ao SG daquela organização da Francofonia as boas práticas desportivas desenvolvidas pelas Associações Desportivas, nomeadamente a nível de iniciação desportiva com integração plena de Crianças Adolescentes e Jovens meninas e rapazes.