O Ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, que esteve em Pequim, onde participou, no dia 28 de julho, na Reunião dos Coordenadores de Ações de Seguimento da Cimeira de Joanesburgo (FOCAC), levou uma mensagem de confiança e total abertura do Governo de Cabo Verde em aprofundar as relações com a China, através da introdução de uma nova dinâmica de cooperação económica entre os dois países, que nos últimos anos conheceu algum arrefecimento, dado a falta de um adequado seguimento por parte de Cabo Verde.
Durante a sua estadia na China, foram assinados dois protocolos estruturantes para Cabo Verde. O primeiro, entre a CAD Fund e a recém-criada Cabo Verde TradeInvest, visando o acesso aos fundos de desenvolvimento entre a China e o continente africano. O outro protocolo foi assinado com a Huawei, o gigante asiático e líder mundial em termos de tecnologia das telecomunicações que irá dar corpo ao projeto “Safe Cities” (cidades seguras), com a colocação de câmaras de video-vigilância, sistema de comunicação e centro de controlo, nos principais centros urbanos do país.
De referir que a China criou recentemente um fundo de 60 mil milhões de dólares para financiar projectos em África, para os próximos três anos e que até a data não tem sido aproveitado por Cabo Verde. O mesmo acontece com um financiamento direcionado para os PALOP’s, de mil milhões de dólares colocados á disposição de empresas chinesas para investirem nos países africanos que falam a língua portuguesa.
O Ministro José Gonçalves teve ainda encontros com o Vice-Ministro do Comércio da China para a África e com o seu homólogo, o Ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng, que aproveitou o momento para convidar o Primeiro-ministro e o Governo cabo-verdiano a estarem presentes no Fórum Macau, marcado para finais de Outubro