Notícias

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Sensibilização e Prevenção contra as Doenças Transmitidas por Mosquitos

Com vista a mobilizar a população, as instituições Públicas e Privadas e as organizações da sociedade civil, o Ministério da Saúde e da Segurança Social realiza amanhã, 23 de julho, o Lançamento oficial da Campanha Nacional de Sensibilização e Prevenção contra as Doenças Transmitidas por Mosquitos. A cerimónia será presidida pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva e contará com a presença do Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário e do Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

É reconhecido hoje que o mosquito Aedes aegypti constitui uma ameaça à segurança sanitária de Cabo Verde, pois o mesmo mosquito para além de já ter provocado a epidemia de Dengue e a epidemia de Zika, também é transmissor de Febre-amarela e Chikungunya.

Desde setembro de 2015, Cabo Verde enfrenta uma epidemia de Zika e suas consequências, onde foram registados mais de 7500 casos suspeitos acumulados de infeção por vírus Zika. Em 2009 – 2010 o país enfrentou uma importante epidemia de Dengue com mais de 20.000 casos suspeitos acumulados por infeção por vírus de Dengue.

De referir que em Angola decorre, desde Dezembro de 2015 a esta data, uma importante epidemia de Febre-amarela e que a frequente ligação aérea entre Angola e Cabo Verde e a mobilidade de pessoas e bens, aumenta o risco de introdução no país do vírus da Febre-amarela. As evidências mostram uma relação direta da proliferação de mosquitos na época de chuvas, que aumenta a probabilidade de ocorrência de casos de Paludismo e de outras doenças transmitidas por mosquitos.

Esta campanha consistirá numa série de atividades de sensibilização da população e de limpezas nos bairros e residências em todos os municípios de Cabo Verde, tendo como objetivo ter um Cabo Verde livre de mosquitos vetores de doenças.