O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, foi recebido pelo presidente do Cabildo de Tenerife, Carlos Alonso, no âmbito da sua primeira visita oficial às Canárias, enquanto Chefe do Governo.
“Foi um momento de reconhecimento do esforço, o interesse e todo o empenho que o Cabildo de Tenerife tem colocado nas relações económicas, empresariais e institucionais com Cabo Verde”, agradece José Ulisses Correia e Silva, enquanto aponta um conjunto de ações que o Governo está a desenvolver com o Cabildo de Tenerife, nomeadamente no que toca à intervenção na ilha do Fogo, particularmente, na zona de Chã das Caldeiras.
Chã das Caldeiras tem um vulcão à semelhança de Tenerife, o que faz com que a localidade tenha potencialidade de desenvolvimento agrícola. É neste âmbito que, o Governo, através do Ministério da Agricultura, está a desenvolver várias ações no sentido de ver se é possível conseguir fazer com que a ilha do Fogo tenha uma dinâmica económica, através de um turismo muito forte”, sublinha o Primeiro-Ministro, acreditando que a contribuição de Tenerife seja, não só para troca de experiências, mas também, para permitir avançar, em conjunto, com as oportunidades de desenvolvimento que uma ilha tão importante como a do Fogo oferece.
Do lado do Cabildo de Tenerife, a mesma convicção de Carlos Alonso. Ou seja, reforçar as relações com Cabo Verde em áreas como a saúde, a agricultura e o monitoramento de vulcões.
Recorda ainda Carlos Alonso, Tenerife e Cabo Verde tem mais de 15 projetos em conjunto, que já foram submetidos ao Programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canárias (MAC).