Notícias

Iº Fórum do Desporto da CPLP recomenda atualização da legislação em todos os Estados membros

A atualização da legislação em todos os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), criando documentos de referência e a formação dos mais novos através dos bons exemplos e das boas práticas no desporto, foi destacada nas recomendações do Iº Fórum do Desporto da CPLP, subordinado ao tema “Integridade e Ética no Desporto”, realizado na última segunda-feira, 18 de Julho, no âmbito dos X Jogos Desportivos da CPLP que decorre na ilha do Sal.

Iº Fórum do Desporto da CPLP recomenda atualização da legislação em todos os Estados membros1

De entre outras recomendações foram ressaltadas a promoção do diálogo entre os diferentes actores: governantes, associações, escolas, sociedade civil, sponsors, atletas, desportistas. Mais, agir de forma coordenada desenvolvendo parcerias e troca de informações entre todos esses actores, bem como promover o acesso universal ao desporto, fomentando a maior participação de mulheres.

“Ao pugnar por uma política desportiva que prioriza os valores da ética e da integridade, do jogo limpo e da lealdade, como base de toda a estruturação desportiva, defendemos que a prática desportiva é, hoje, também um indicador de desenvolvimento sustentável, um factor de qualidade de vida e uma condição essencial para a formação integral da pessoa humana”, sublinhou o Ministro cabo-verdiano do Desporto, Fernando Elísio Freire.

Muito mais do que isso, Fernando Elísio lembrou, ainda que, no que tange aos objectivos do Governo de Cabo Verde, a promoção da prática desportiva é, desde sempre, uma preocupação do Executivo que está atento para actuar com firmeza no sentido de zelar pela defesa da ética no desporto.

Para que se possa agir de forma mais coordenada, todos são chamados a envolver-se nas implementações das reformas para a preservação do desporto ético e a construção de uma nova era – a era da transparência, segundo Diogo Guia do Centro Internacional para a Segurança no Desporto – ICSS Europe, sugerindo uma Aliança Global para a Integridade no Desporto.

Enquanto responsáveis a nível central e local do país anfitrião que acolhe este I Fórum do desporto da CPLP, o Ministro do Desporto e o Presidente da Câmara Municipal do Sal, na mesma linha de mensagem, avançaram que “é crítico que consigamos manter o desporto limpo, afastando tanto quanto possível, a corrupção, as acções criminosas. Para tal estamos muito motivados para cooperar com todos os países do mundo”.

De acordo com o Presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Augusto Baganha, corroborando as palavras dos vários participantes deste fórum, “só juntando esforços começamos a ganhar, senão qualquer dia já ninguém acredita no desporto”.

Neste sentido e em jeito de conclusão, Ângela Melo, representante da UNESCO, apelou a todos os participantes presentes neste Iº Fórum que participem de forma activa e com uma voz una, a voz da CPLP na conferência Mineps VI – Conferencia Internacional dos Ministros do Desporto que se realizará no próximo ano de 2017.