Notícias

Canárias: Investidores de Fuerteventura dizem-se confiantes no novo Governo

José Ulisses Correia e Silva reuniu-se na tarde deste Domingo, 17, com empresários de Fuerteventura, que investem no mercado cabo-verdiano. Mais sensibilidade por parte do Executivo para com às ilhas de São Nicolau, Sal, Boavista e sobretudo Maio, lugares onde têm maior parte dos seus investimentos, foi o pedido apresentado ao Primeiro-Ministro.

Da parte do Chefe do Governo receberam a garantia da mudança que se quer para o setor privado no país, explicando que esses investidores são importantes para o país, visto que investem em áreas diversificadas, desde a área da água e energia, passando pela agricultura e turismo, até chegar ao setor agroalimentar.

“Conversamos sobre a necessidade de um ambiente de negócios mais favorável, que é o propósito deste governo, cujo compromisso vai no sentido de criar todas às condições, para que os investidores se sintam em situação de rentabilizar os seus negócios: com menos dificuldades burocráticas, menos pressão fiscal e melhores condições de desenvolverem às suas atividades”, realça o primeiro-ministro.

De acordo com o Primeiro-Ministro a intenção é de criar condições favoráveis tanto para esses investidores, como para outros que tencionam investir em Cabo Verde.

O Governo pretende reforçar o diálogo político com Canárias, no sentido de se criar um quadro de complementaridade Estratégica entre os dois Governos, que depois deverá ser alargado para o espaço da Macaronésia, segundo o Primeiro-Ministro, tudo o que se quer, é complementar as economias dos dois arquipélagos, respondendo às necessidades de cada um.

 

Esta tem sido a preocupação do Governo, cujas visitas têm centrado tanto a nível do Governo de Canárias, como a nível dos Cabildos e das Câmaras Municipais. Os empresários e as instituições canarinas, igualmente, têm estado na linha de frente desta relação que se quer vantajosa.