A nova Diretora Geral da Comunicação Social, Ineida Maria Mendes Cabral, foi empossada esta segunda-feira (11) pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que também tutela a Comunicação Social.
Para além da capacidade técnica, Abraão Vicente afirma que a escolha de Ineida Cabral deveu-se, também, à sua capacidade de trabalho e seu percurso ligado a comunicação social e a regulação.
“Nós como tutela temos é que regular”, explica Abraão Vicente. “Não podemos interferir naquilo que são os conteúdos e as dinâmicas dos órgãos de comunicação social. Temos que incentivar e esclarecer caminhos e processos. A escolha recaiu sobre uma pessoa na qual tenho a confiança de que é capaz de ter sucesso na missão que é agora entregue”.
Por seu lado, a Diretora Geral da Comunicação Social afirma que, neste momento, a preocupação é de arrumar a casa. “Já temos uma equipa técnica qualificada constituída. Temos em mãos uma série de diplomas a serem revistas e a nossa prioridade é fazer a revisão desses instrumentos jurídicos para que sejam adequados às circunstâncias do setor da comunicação social em Cabo Verde”, declara Ineida Cabral.
Ineida Cabral é formada em Relações Públicas pela Universidade PUC-Minas, do Brasil, é quadro da Agência Nacional de Comunicações – ANAC, onde desempenhou a função de Técnica de Comunicação. Também, desempenhou funções no Gabinete de Comunicação da Alfa Comunicações, na FICASE, na Agência de Regulação Económica – ARE e na Conservatória do Registos Notariais.