O Primeiro-Ministro recebeu hoje o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do Reino de Marrocos. Desenvolver novos acordos de cooperação com o executivo de José Ulisses Correia e Silva, sobretudo no sector privado, é um dos objectivos da visita do enviado especial de Marrocos ao país.
“O encontro serviu para passar em revista as relações bilaterais existentes com Cabo Verde, que são positivas, uma vez que todos os domínios de cooperação acordados foram implementados”, afirma Salah Eddine Mezouar.
“Realçamos dois domínios importantes: primeiro, as questões ligadas com o desenvolvimento humano, e em segundo lugar, questões ligadas ao sector privado. O sector privado marroquino é dinâmico, sendo Marrocos o principal investidor ao nível da África Ocidental e Central, e o segundo maior investidor africano em África”, informa o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do Reino de Marrocos.
Pretende-se também, segundo Salah Eddine Mezouar, organizar em breve um Fórum empresarial, para permitir maior intercâmbio e garantir conhecimento mútuo entre os operadores económicos dos dois países.
Os estudantes cabo-verdianos a estudar em Marrocos, com bolsas de estudo daquele Governo, foi um exemplo apontado pelo governante marroquino para evidenciar as parcerias já existentes entre os dois governos.
“Cada ano atribuímos trinta bolsas de estudos, número que pretendemos aumentar, por acreditar que o investimento na juventude é muito importante”, reforça.