Notícias

Polícia Nacional e Guarda Municipal passam a trabalhar em concertação

Polícia Nacional e Guarda Municipal passam a trabalhar em concertação 

Desenvolver um novo quadro institucional com enfoque na segurança foi o propósito da reunião que teve lugar nos paços do concelho na Câmara Municipal da Praia.

A reunião foi presidida pelo Primeiro-Ministro que se fez acompanhar do Ministro da Administração Interna, Conselheiro de Segurança Nacional, Diretor Nacional da Policia Nacional e restantes parceiros para a área de segurança.

Da reunião saíram medidas e políticas que serão imediatamente implementadas pelo novo Governo.

O Primeiro-ministro afirma que a guarda municipal será uma realidade até o fim do ano e esta trabalhará em estreita cooperação e colaboração com a PN, nomeadamente no combate as incivilidades, ao cumprimento de regra particularmente com o horário de funcionamento de estabelecimentos noturnos, da lei que impede a venda de bebidas alcoólicas a menores.

“Nós temos uma consciência muito clara de que é das pequenas incivilidades diárias que se cria terreno fértil para as violências e a própria criminalidade mais graves”, realça.

A fiscalização, no tocante ao trânsito, a criação da guarda municipal, a revisão do sistema de videovigilância e a iluminação pública foram outros aspetos abordados na reunião.

Regime de incompatibilidades

Também foi acordada a clarificação de um quadro de incompatibilidades já existentes na lei. De acordo com o Chefe do Governo quem for agente ou oficial da Policia Nacional não pode ser proprietário de táxis ou Hiaces. É uma forma, explica, de garantir que se vai fazer uma fiscalização que garanta melhores serviços de táxis e um trabalho abnegado e desprendido da Policia Nacional, sem quaisquer conflitos de interesse.

“Vamos trabalhar com os mesmos profissionais, só queremos, uma mudança de atitude no exercício da profissão”, assegura.