Notícias

PM: O reforço da parceria económica com Portugal passa essencialmente por um bom ambiente de negócios

Para o Chefe do Governo, criar boas condições no país, para um bom ambiente de negócios, bem como resolver alguns constrangimentos internos, são necessários para reforçar a parceria económica entre Cabo Verde e Portugal.

Cidade da Praia sedeia a Conferência Negócios em Português3

“Estamos a trabalhar neste sentido, para garantirmos com que haja cada vez mais fluxo de investimento e do turismo. Mas também em novas áreas, como a saúde. Nós podemos atrair hospitais de referência, com serviços especializados que beneficiam as nossas populações locais, que tornam o turismo muito mais seguro e que criam possibilidades de prestação de serviços em saúde”, aponta o Primeiro-Ministro, lembrando que isso se aplica também à educação.

Cidade da Praia sedeia a Conferência Negócios em Português2

“Nós temos possibilidades de ter centros de educação de referência, quer a nível de pós-graduação quer a nível universitário, e que estejam vocacionados para criar ofertas para o espaço lusófono e, especialmente, para a CEDEAO.”

As energias renováveis é outra área que o Chefe do Governo considera que tem um futuro pela frente, que se deve potencializar para se poder expandir de forma forte. “Temos que desenvolver as competências internas a nível de capacidade de prestação de serviços, para podermos agregar parceiros empresariais de Cabo Verde e Portugal. Ou seja, temos todos os condimentos para, num futuro próximo, fazer mais à internacionalização da economia cabo-verdiana”.

José Ulisses Correia e Silva, fez questão de frisar que o bom ambiente de negócios passa por uma melhor burocracia, impostos mais amigos do investidor, condições de financiamentos, através de fundos de garantia e de capital de risco, que permitem resolver os problemas dos empresários no que concerne à capacidade de autofinanciamento e, resolver o problema dos transportes, para viabilizar a economia das ilhas”.

Cidade da Praia sedeia a Conferência Negócios em Português1

A conferência “Negócios em Português” foi organizada pela Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal e pela TSF, e realizou-se hoje, 30 de Junho, no Centro Cultural Português, na cidade da Praia.

Leia na íntegra, o discurso do Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, na conferência subordinada ao tema “Negocios em Português”: conferência “Negócios em Português”