Notícias

Ministro do Desporto anuncia criação de Fundo de incentivo à iniciação desportiva

O Ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, avançou nesta segunda-feira, 27, que o Governo vai criar o Fundo para o incentivo à iniciação desportiva, porque acredita que na formação está o caminho para o futuro. O anúncio foi feito no âmbito da cerimónia da apresentação oficial dos X Jogos Desportivos da CPLP.

“Cabo Verde não pode ter receio de ser um país pequeno, pois tem talento, tem ambição e tem todas as condições de disputar, a prazo, grandes competições internacionais”, enfatizou o Ministro.

De acordo com o Ministro do Desporto, Cabo Verde abraçou o projeto CPLP com o objetivo da promoção e do reforço e do espaço da CPLP como um espaço de cidadãos, da liberdade e da democracia, sendo o desporto o fator essencial na afirmação da CPLP no mundo.

“Nós queremos fazer do Desporto uma indústria, uma forma de aumentar a nossa riqueza nacional, articulando o desporto com o turismo”, disse o Ministro, para quem Cabo Verde ambiciona realizar Jogos da CPLP em determinadas modalidades, como por exemplo o Futebol de praia, o Futsal ou o Taekwondo, “gerando mais riquezas, com a vinda de mais turistas e mais desenvolvimento tanto para nós, como para os outros países”.

A estratégia do Governo é, segundo Fernando Elísio Freire, fazer um pavilhão desportivo em cada ilha e organizar, nos próximos tempos, um evento internacional em cada ilha habitada. “Para isso, vamos infraestruturar com qualidade e de forma seletiva lá onde for necessário”, acrescentou.

“Queremos que o desporto assuma o seu papel no contexto de desenvolvimento do país, disse o titular do Desporto, acrescentando que “a CPLP é um bom espaço da promoção de Cabo Verde”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal do Sal (ilha anfitriã que acolherá os X Jogos Desportivos da CPLP), Jorge Figueiredo, o convite para a ilha acolher este grande evento representa o culminar de um trabalho árduo de todos que, na ilha, tem apoiado a sua infraestruturação desportiva e que hoje é deveras aproveitada quer a nível local, nacional ou internacional, para a edição de um conjunto de etapas desportivas que vem colocando a ilha do Sal no centro das atenções no País e no mundo.

Neste ato foram, também, assinados os protocolos de parceria entre a Comissão Organizadora e os parceiros oficiais desta X edição dos Jogos Desportivos da CPLP, em que a primeira parte compromete-se em promover e divulgar a empresa patrocinadora e parceira em todas as actividades desportivas culturais e recreativas durante o evento e a segunda em conceder um patrocinio em serviços e em valor monetário.

São os patrocinadores oficiais, o Grupo Resort – Hotel Meliá Dunas, a Empresa Nacional de Aeroporto e Segurança Aéra (ASA), a Garantia Seguros, a CV Móvel, a Caixa Económica, e ainda o parceiro ENAPOR.

Enquanto parceiros figuram a Câmara Municipal do Sal, o Comité Olímpico Cabo-verdiano, a Câmara de Turismo de Cabo Verde, a Prime Consulting, a RDP África, a RTP África e a ICSS.